quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Presente do Titã Toni Belloto

Agradecmos ao Titã Toni Belloto pelo empréstimo deste belo texto.

Por Tony Bellotto - Músico e escritor brasileiro. É guitarrista e compositor da banda de rock Titãs desde a sua criação, nos anos 80.---

Free at last!

Do ser mitológico diz-se que nasceu em meados do século XX. E que, tendo nascido homem, foi aos poucos transformando-se numa mulher. No fim, tornou-se um ser de aspecto hermafrodita, com sexualidade indefinível.Sabe-se que o ser mitológico nasceu negro e morreu branco. Foi, na infância, um adulto: compromissos profissionais, responsabilidades, obrigações e pressão foram experimentados desde cedo em doses altas. Na maturidade, tornou-se uma criança: gostava de brincar, passear em carrosséis e montanhas russas, ter crianças por perto e jamais compreendeu exatamente do que se tratava o tal "mundo dos adultos".

Do ser mitológico diz-se que foi acusado de abusar sexualmente de crianças, o que nunca se comprovou. O que se sabe com certeza é que foi brutalmente espancado pelo pai, na infância, e submetido por este a tortura e pressão psicológicas. É comprovado que durante sua existência o ser mitológico ajudou crianças pobres e doentes, não só com dinheiro, mas com carinho e compreensão verdadeiros. Com essas crianças comunicava-se da mesma forma com que são Francisco de Assis conversava com passarinhos.

Do ser mitológico compreende-se que revolucionou a música pop mundial ao elevar a música negra (é importante lembrar: não importa quantas transformações e mutações tenha o ser sofrido em sua existência, ele nunca deixou de ser um grande, talvez o maior, artista da música negra norte-americana) a um status nunca antes alcançado: qualidade musical irresistível, ousadia de produção, competência e muito - muuuiiito -suingue. Quincy Jones, músico, maestro e arranjador de excepcional talento, ajudou o ser mitológico nessa jornada.

Do ser mitológico aceita-se que tinha habilidades múltiplas - dançava, cantava e compunha como poucos - e que com elas conseguiu apaixonar pessoas do mundo inteiro, independente de suas raças, classes sociais, nacionalidades, religiões, crenças etc. Dele compreende-se que foi coroado rei pelos humanos e amado por estes como um anjo. A morte chegou-lhe como alívio, inadaptado que era ao mundo estranho que o amou e não o compreendeu. Na morte sabe-se que a imprensa, que o criticara impiedosamente nos últimos anos de vida - e tanta atenção dera a suas bizarrices, idiossincrasias e excentridades - acabou por reconhecer que o que prevalecerá de seus feitos será tão somente a brilhante música que concebeu, cantou e dançou.

Diz-se por fim que, ao morrer, o ser mitológico livrou-se do corpo que era ao mesmo tempo depósito de dons e talentos e também de dores e sofrimentos. E que se lembrou, no último instante de vida, da frase do discurso de um grande e admirável conterrâneo: free at last!

CD... Off The Wall, de 1979, o primeiro disco da fase adulta do ser mitológico, e primeira parceria com o produtor Quincy Jones. Está tudo ali:a riqueza da música negra, desenvolvida em décadas de trabalho por gravadoras como a Motown - e a mistura com elementos de rock e pop. É um disco que aprendi a amar graças a minha mulher, Malu - a quem dedico esta crônica -, uma das maiores devotas de Michael Jackson de que se temnotícia. Ela já passou essa paixão aos nossos filhos, também admiradores do grande músico negro norte-americano.

4 comentários:

  1. widsor3004@hotmail.com
    Comentarios: Esse comentario é para o blog do projeto M.Jacson,!e n onsegui deixá-lo por lá!rs Segue entao para o texto do Toni belloto "O conceito.A referência.Um ser completamente maior do que ele proprio.The Multitasking, Multicast, Multishow Man. Síntese, em si mesmo, do supra-sumo do intenso, do viver, das pessoas... this is it!...abs @realwidsor."..Em tempo, parabens pelo seu blog!is cool!!!abs. :o)

    ResponderExcluir
  2. @realwidsor Obrigada pelo carinho... Que bom que gostas do blog. Ele é feito com respeito. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Michael é um gênio inigualável e um ser humano elevadíssimo em todos os sentidos.
    O mundo conheceu apenas o Michael que a mídia “mostrou”.
    O verdadeiro Michael a maioria passou a conhecer somente após sua morte, porque durante sua vida, suas verdades foram abafadas e distorcidas pela ganância da mídia.
    Tudo que vimos, desde sua morte até hoje, fez toda a diferença. E não vimos ainda nenhum terço de toda grandiosidade de Michael. Ainda descobriremos muitas maravilhas sobre a verdadeira imagem de Michael.

    Nosso Michael superou a raça humana em todos os sentidos e níveis.
    Essa é minha opinião. ;)

    Michael para sempre!!

    ResponderExcluir