quarta-feira, 6 de outubro de 2010

HUMAN NATURE - MÚSICA DA SEMANA


If they say: Why, why?
Tell 'em that it's human nature
Why, why does he do me that way?

Tecnicamente falando - canção de R&B gravada por Michael Jackson, composta por Steve Porcaro e John Bettis. Foi produzida por Quincy Jones para o álbum Thriller, de 1982. Inicialmente Porcaro havia gravado uma fita demo da canção, que deu para Jones - que por sua vez conseguiu incluir a balada no álbum, como a última a ser selecionada, substituindo "Carousel" na listagem final.

Mas, o que torna esta balada especial é sem dúvida a interpretação de Michael Jackson, que tinha o poder de transformar uma canção considerada média em susesso unânime. Human Nature foi regravada por vários outros grandes artistas, se tornou um clássico dos anos 80:Miles Davis, Nas, Boyz II Men e os brasileiros Waly Salomão e Jorge Salomão, que fizeram uma versão em português da música, "Natureza Humana", cantada por Dulce Quental no disco Délica, de 1986.
Emocionalmente falando - O bom é ver Michael Jackson livre no palco, interpretando com corpo e alma esta canção. A sensualidade de Michael impera, mostrando o potencial de um artista completo.
Links de Human Nature na interpretação de Michael Jackson:
(Japão - ainda sem as famosas pausas - black shirt) http://www.youtube.com/watch?v=wpzg-vojVtw
*Curiosidade - as famosas pausas de Human Nature foram adotadas por Michael a partir da Turnê Bad - como diz o maestro-fã Renio Quintas: O arranjo de uma música ou canção tem vida própria, vai se modificando conforme o tempo de estrada. Falou quem entende.

2 comentários:

  1. @cleudsonassis Essa música é show. Conheci através de um instrumental do Miles Davis, anos atrás, sem saber que era do MJ. (Via Twitter)

    ResponderExcluir
  2. Oi Célia,
    primeiramente deixe-me parabenizá-la pelo blog e pelo projeto. Michael deve estar orgulhoso de você.
    Em segundo lugar, Human nature é minha música favorita no mundo desde que sou fã de Michael (há 15 anos). Ainda lembro da primeira vez que a ouvi no CD Thriller. Eu não sabia falar inglês naquele tempo, não tinha internet, nem videocassete, nunca tinha visto Michael apresentá-la, mas, de alguma forma, sabia o que transmitia, e foi isso que me impressionou, quando aprendi a falar inglês e agora com internet e DVD'S..., enfim, percebo que quando ouço a música, sinto a mesma coisa de 15 anos atrás. Mágica! É como a descrevo. Mágico é um artista como Michael, que se faz ser compreendido não importando o idioma ou sendo ou não visto. Isso é saber fazer ótima música.
    Beijos.

    ResponderExcluir