domingo, 14 de novembro de 2010

Semana da Consciência Negra - Michael em Protesto


O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro.
Aqui no Blog vamos mostrar o protesto de Michael Jackson na música Black or White.

Terminada a canção, uma pantera sai dos estúdios. Depois disso a pantera se transforma em Michael Jackson. Segue uma sequência passada em um beco escuro de Nova York, onde Michael realiza alguns passos complexos de dança e destrói mensagens racistas pichadas num carro e nas ruas. Por fim, ele vira novamente uma pantera e foge. No final mostra o Personagem Bart dos Simpsons como fâ de Michael Jackson assistindo o clipe.
O trecho foi considerado bastante violento e a polêmica novamente armada pela mídia fez Michael ir a público para pedir perdão pelo vídeo. Michael resolveu cortar os quatro minutos finais do vídeo, para os canais de TV. Em seu comunicado oficial ele afirmou:
"Entristece-me pensar que 'Black or White' poderia influenciar qualquer criança ou adulto a ter um comportamento destrutivo. Eu sempre tentei ser um bom exemplo e, portanto, fiz estas mudanças para evitar qualquer possibilidade de, inadvertidamente, afetar o comportamento de qualquer indivíduo."
A grande mídia, como sempre, racista e preconceituosa, leva a arte transformadora ao contrário da intenção do artista. Não entendem e julgam. Michael, infelizmente, sucumbiu. Escravo desta prepotência que leva tudo ao superficial.

Link do protesto do Michael - http://www.youtube.com/watch?v=5hefJVNCV60
CAETANO VELOSO (artista-fã entendedor) - BLACK OR WHITE (Show Circuladô) atenção para o poema Americanos - http://www.youtube.com/watch?v=WLt--v6Xs-E.
Michael Jackson - Black Or White (com cortes) - http://www.youtube.com/watch?v=mqZnxvAPkL8

*Black or White é do álbum Dangerous.

Nenhum comentário:

Postar um comentário